quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como riscar o Feltro Escuro???

Bom dia!!!! Turminha vou compartilhar com vcs algumas dicas ótimas das minhas amigas!!! E por fim vou dar a minha dica pra vcs ;)



Compartilhando dica boa! 





RISCAR FELTRO ESCURO! SIM! É POSSÍVEL!



Pessoas do meu Brasil (e de fora dele também... rs... porque mamãe aqui tá internacional...)!!!
Eu venho aqui hoje contar mais um segredinho...
Muita gente diz que riscar feltro escuro (principalmente o preto) é quase impossível ou que requer alguma caneta especial carésima ou que só da pra cortar se alfinetar o molde... enfim, coisas que em nada facilitam nosso dia-a-dia feltreiro.

Mas eu li em algum blog bacana (Érica Catarina ou Cláudia Saldanha ou outro que não me lembro agora), algumas dicas e fui aperfeiçoando minha técnica até chegar num ponto que funcionou pra mim e que eu carinhosamente conto pra vocês aqui...
É simples, barato e funcional: giz de cera branco ou lápis de olho branco (aqueles bem xinguelingues são os melhores)!




Sim! Eu uso e recomendo! Dá super certo e vc pode ir afinando a ponta do lápis ou do giz pra ter maior precisão no risco. Fica mais ou menos como na foto aí embaixo.
Espero ter ajudado em alguma coisa... Acho importante dividir essas ideias, porque eu tive muita dificuldade com isso e acabei descobrindo que não é nenhum bicho de sete cabeças!
Beijocas!
Ah! Quem testar vem aqui me contar se deu certo?
mamãe  arteira


Essa outra dica é da amiga Andreia Fernandes Feltro do blog  http://mammamiahandmade.blogspot.com.br/ e da página http://mammamiahandmade.blogspot.com.br/

"Eu costumo usar uma caneta branca (dessas que têm em prata, ouro...) Muito boa também."




Essa dia é da Terezinha Oliveira, Facebook: https://www.facebook.com/terezinha.oliveira.31 e de várias outras amigas:

"eu risco com sabonete que está no no finalzinho, fica uma lâmina de sabonete é ótimo também"




(imagem retirada da internet)

Ah, e tem uma outra opção, mais cara e mais difícil de encontrar, mas resolve tb, são aquelas Canetas q apagam com o tempo ou caneta com apagador.






Masssss, eu tenho a minha dica, a forma q eu faço desde q comecei, é bem mais trabalhoso, porém o resultado é perfeito, eu uso Carbono para tecido, eu uso o da Glitter, adoro o azul e o vermelho, ele é muito fácil de encontrar, rsrsrs moro no interior do Pará e aqui tem, podem acreditar, é fácil de encontrar ;)



Trata-se um Carbono para transferência de riscos.

Indicado para transferir riscos e modelos em tecido, madeira, cerâmica e outras superfícies. Ele tem cinco opções de cores para possibilitar a escolha da melhor delas conforme o fundo a ser riscado. 


Vc vai usar virando a superfície mais clara do carbono para cima e colocá-lo onde será transferido o risco. Posicionar sobre ele o tema que será riscado e, para evitar que deslize e deforme, prender as laterais com um objeto que faça peso.

Esse pap eu fiz ano passado, porém foi publicado há pouco tempo pela HAK Aviamentoshttp://www.hak.com.br/blog/bolsa-monster-high/vejam como eu faço:


O feltro fica assim, com a marcação visivelmente perfeita, facilitando assim o corte, não costumo fazer moldes em acetato ou papel cartão, a não ser q vou fazer uma produção em série. Eu uso em todas as cores do feltro, sempre transfiro os riscos com a ajuda desse carbono. Ah, eu uso um lápis 6B, é o melhor q tem para essa técnica.


A desvantagem...

A única desvantagem é q se vc não cortar de uma forma q retire o risco, vc terá q lavar o feltro, mas digo q isso não é problema, pq eu já costumo lavar o feltro antes de fazer minhas peças. Geralmente as lojas de tecido não fazem uma armazenagem bem feita ou acabam manuseando de forma inadequada e isso resulta do um feltro sujo, principalmente os tons mais claros, e não só o feltro, mas tb os tecidos.

Turminha espero q gostem de todas as dicas, o mais importante é vc ir testando e adaptando a técnica q vc mais gostar a sua realidade, cada uma de nós tem seu jeitinho de fazer artesanato, por isso nenhuma peça minha será igual a sua. E esse lance de guardar os segredinhos e truques é puro egoísmo, por isso digo, vamos nos unir, juntas somos fortes e podemos ir muito além, o sol brilha para nós todos, se vamos ficar no sol ou na sombra só depende do esforço e dedicação de cada um.


Bjs, qq dúvida é só perguntar, ok?

8 comentários:

  1. Oiiee Manu,

    Muito bacana esse post... realmente riscar feltro ou mesmo tecido escuro é uma dificuldade... eu uso o sabonete... pois sai fácil e ainda deixa um cheirinho super gostosinho no feltro...

    Agora qdo preciso riscar feltro branco ou de cores claras uso aquela caneta permanente de ponta bem fininha, dessa forma o fisco fica fininho e posso até retirá-lo com o corte e o legal é que não mancha o feltro igual a caneta comum... mas isso eu uso só com peças grandes, as peças pequenas eu costumo fazer o molde em feltro mesmo, pois apoio um feltro sobre o outro e corto em volta... isso facilita muito!!!

    Bjus
    Litta Santos

    ResponderExcluir
  2. Amei *u*
    Eu queria saber riscar feltro escuro pra fazer esse colar lindo da primeira foto!

    http://girlswithstyles.blogspot.com.br/
    sigo todas de volta

    ResponderExcluir
  3. Preciso dizer que amei??????

    Então eu digo: ameeeeeeiiiiiiii!!!!!!!

    Tudo de bom essas dicas Manuzinha minha flor de amiga!!!

    Já vou colocar em prática,já que vou usar feltro preto!

    Ah outra coisa, te amo!!!!!! <3

    Obrigada pelas dicas amada.......

    Sucessooooooo sempreeeeeee :)

    ResponderExcluir
  4. Manu, sou colecionadora de marcadores para tecidos, dizem que o sabonete é bom, para mim não dá tenho alergia. Uma coisa que amo e tenho há muitos anos que uso também no feltro, um giz da águia, sé que é uma embalagem de plástico branca com refil nas cores que preferir, no caso da cor branca eu uso talco,e como é de plástico dura por anos e talco...até perde a validade... de tanto que dura. Fica com Deus, bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas.
    Obrigada por compartilhar!
    Beij♥

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas.Estou começando a trabalhar com com feltro e ainda tenho muitas dúvidas, e essa dicas valem ouro.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelo carinho meninas, agradeço a visita, voltem sempre!!!
    Erica sempre q tiver duvidas pode perguntar ;)
    Bjkas
    Manu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...